Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009

Programa eleitoral do PS Autárquicas 2009

 

 

- Acção Social:
Construção do Lar da Terceira Idade – Acreditamos que Arrifana precisa urgentemente de um espaço que seja o apoio e o pilar de uma vida sénior verdadeiramente condigna e com qualidade. É uma necessidade que URGE ser atendida e que, na nossa perspectiva, deverá ser construído numa perspectiva social inter-geracional. Ou seja, para nós o Lar da Terceira Idade, uma prioridade do nosso projecto, será uma obra a avançar para acolher a população Sénior, mas onde esta possa conviver e partilhar todo o seu saber e experiência de vida, todo o seu conhecimento e riqueza com os mais novos. O Lar da Terceira Idade que pretendemos construir será um espaço de partilha entre crianças e idosos, criando ligação entre o Lar, a Sociedade e a Comunidade Escolar permitindo uma troca de saberes e de experiências próprias de cada uma das faixas etárias. No nosso projecto, o Lar da Terceira Idade será constituído por um conjunto de serviços de Geriatria para os seus residentes e utentes, bem como prestar novos serviços, tais como Fisioterapia ou Enfermagem que também estarão disponíveis para ser prestados à Comunidade, sendo simultaneamente fonte de rentabilidade do próprio Lar.
Juventude – O Desenvolvimento Social só é plenamente conseguido através de um trabalho activo, estruturado, organizado e conjugado com outras áreas como o Apoio à Juventude e às nossas Crianças. O acompanhamento do seu crescimento, desenvolvimento e integração na Sociedade e no mundo do trabalho, promovendo a sua participação cívica activa, integrando os homens e as mulheres de amanhã no dinamismo cultural, desportivo e associativo na nossa Vila de Arrifana. Não podemos permitir que uma Casa da Juventude esteja fechada como a nossa, reabrindo apenas em véspera de eleições O nosso Programa contempla a dinamização da Casa da Juventude com a realização de diversas actividades apelativas ao escalão etário da nossa Juventude, abrindo as suas portas a jovens e a menos jovens para a promoção da Cultura, a Leitura, a Formação na área das Novas Tecnologias (como Informática ou Internet), a realização de workshops e ateliers, em suma iniciativas com um carácter de entretenimento, mas também apelativas e divertidas. O acesso ás Novas Tecnologias é necessário, pelo que iremos disponibilizar locais e pontos de acesso à Internet sem Fios em diferentes pontos da Freguesia.
Criação do Cartão de Residente – O Cartão de Residente estará disponível para todos os residentes em Arrifana e prevê vantagens na adesão a diferentes serviços e actividades promovidas pela Junta de Freguesia, contribuindo para uma maior proximidade entre os arrifanenses e o poder local, isto é, a sua Junta de Freguesia, bem como para o incentivo à participação comunitária.
- Ambiente e Planeamento:
Promover o desenvolvimento estruturado e sustentado é também um dos nossos objectivos. Criar espaços de lazer integrados, numa lógica de preservação ambiental são fundamentais à Qualidade de Vida da população da Vila de Arrifana. Ao planearmos bem estamos a proteger o Ambiente e a melhorar a Qualidade de Vida de todos.
Lixos e Resíduos: Aumentaremos o número de Ecopontos e de Papeleiras e implementaremos a colocação de Óleões para recolha de óleos domésticos, contribuindo assim, mais eficazmente para a despoluição dos solos, preservação das linhas de água e para a preservação do Ambiente. O nosso projecto ambiental prevê ainda um Programa de Sensibilização Ambiental, denominado “Arrifana + Ambiente” junto das Escolas, através da comemoração do Dia Mundial do Ambiente e de uma acção concertada com os agentes educativos para que as crianças e jovens sejam um dos principais veículos de transmissão e verdadeiros mensageiros de atitudes ambientais. Energia e Segurança Pública: Pretendemos por isso, reduzir os consumos de energia em edifícios públicos, dotar as ruas de Arrifana de iluminação pública mais segura e que seja, ao mesmo tempo, mais barata, eficiente e amiga do Ambiente, conciliando a Qualidade com a Segurança.
- Segurança nas Escolas: Pretendemos colocar Vigilantes nas Escolas, recorrendo aos programas disponíveis no Instituto de Emprego e Formação Profissional para pessoas que estão à procura de trabalho e beneficiando do subsídio de desemprego. O nosso Projecto prevê assim, criar uma sinergia de conveniente gestão dos recursos financeiros públicos e de maior segurança das nossas crianças. A colocação dos Vigilantes no interior das nossas Escolas garantirá à Comunidade Escolar uma melhor operacionalidade no controle e acompanhamento das entradas e saídas dos alunos, proporcionando aos pais e professores uma tranquilidade que, pela sua acuidade, merece uma atenção especial da nossa parte. Valorização da Zona Industrial: Em Arrifana falta uma política de acção de atractividade industrial, com apoio aos empresários e a quem quer e pode investir em Arrifana. Não podemos continuar a assistir à deslocalização dos nossos empresários e comerciantes para zonas industriais e áreas comerciais de concelhos vizinhos por falta de qualidade e de estruturas básicas. Pretendemos apoiar e incentivar o nosso Comércio e Indústria para que, em conjunto, façamos mais e melhor pelo investimento na nossa Terra. O nosso Projecto dará condições para a instalação de novas empresas e melhorará as que já existem, através de uma política de valorização da Zona Industrial e de apoio e incentivo à fixação de novos investimentos através da construção urgente da Rede de Saneamento, de Drenagem de Águas Pluviais, Abastecimento de Água e Gás bem como a implementação de uma ETAR (exigências que faremos á Câmara Municipal) que responda ás necessidades de toda a Zona Industrial. Só assim podemos criar riqueza, emprego e atractividade na nossa Vila de Arrifana.
Mobilidade: Queremos dar á Freguesia uma melhor circulação a pé e de carro. Faz parte do nosso Projecto melhorar a mobilidade de pessoas e veículos, através do reordenamento de trânsito em toda a Vila, de uma forma faseada e potenciando ao máximo as vias já existentes, através da construção de passeios.
- Desporto e Cultura: A Qualidade de Vida, a atractividade industrial, a integração de pessoas numa boa política deAcção Social é para nós complementada com mais e melhor Desporto e actividades Culturais.
Desporto e Lazer: Arena Radical: O nosso projecto prevê a criação da “Arena Radical” que será um parque dedesportos modernos e radicais ao ar livre e, ao mesmo tempo, um espaço de encontro econvívio, único em todo o Concelho que seja divulgado e consequentemente, procurado pelasAssociações, residentes e visitantes, bem como por localidades vizinhas para a realização deeventos que se enquadrem no espaço.Semana do Desporto e da Cultura: Com a realização desta Semana pretendemos valorizar anossa História, as nossas tradições, o Património e Cultura Locais como elementosfundamentais na Educação, Formação, Desenvolvimento e na criação de raízes de identidadede todos os Arrifanenses.Evocação das Invasões Francesas: No seguimento deste Projecto, pretendemos assinalarcondignamente a Efeméride das Invasões Francesas, um marco importante e dramático naHistória de todos nós e que assinalaremos homenageando os nossos antepassados eassegurando a sua memória. Nesse sentido, pretendemos promover a Evocação das InvasõesFrancesas em Arrifana anualmente, incluindo neste grande projecto a Geminação de Arrifanacom outras localidades nacionais ou estrangeiras que viveram o mesmo acontecimento.Criação de Percursos Pedonais: Temos projectada a criação de Percursos PedonaisUrbanos com uma vertente cultural, histórica, pedagógica, educativa e de bem-estar.
Edição de Livro Infantil: No âmbito da Cultura e da preservação da nossa História Local pretendemos promover, recorrendo a técnicos especializados, a criação de um livro infantil que permita dar a conhecer às nossas crianças e jovens a História da sua terra e os seus principais marcos.
- Associativismo: Apoio ao Associativismo: pretendemos apoiar e incentivar a riqueza e dinamismo dasnossas Associações que tanto têm dado à nossa terra, contribuindo para um movimentoassociativo forte, com provas dadas no Desporto e na Cultura.Propomos um trabalho que promova e desenvolva as actividades das nossas colectividades,bem como a sua afirmação no espaço Associativo do Concelho. As Associações Desportivas eCulturais da Freguesia têm um papel fundamental nas áreas do Desporto e da Cultura, bemcomo na ocupação, formação e educação cívica da população, razão pela qual não podem asmesmas ser esquecidas ou apenas lembradas com a realização da Feirinha dasColectividades, pelo que iremos dar lugar a que as mesmas possam promover as suasactividades, em fins-de-semana pré-definidos e no centro da Vila.
publicado por Administração às 22:47
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.posts recentes

. Balanço feito por quem?

. ...

. Transparência precisa-se

. Assédio moral no trabalho

. posição do BE sobre a emp...

. Nova ministra...

. O que não deviam ter feit...

. Esclarecimento

. Programa da UPA Autárquic...

. Programa eleitoral do PS ...

.arquivos

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2011

. Junho 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Janeiro 2009

. Abril 2008

. Junho 2007

.tags

. todas as tags

.Setembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30


blogs SAPO

.subscrever feeds